18 setembro, 2010

a quintinha


Tenho saudades da quintinha, de plantar, cavar, sachar, regar... A loucura de ter a minha própria horta foi das melhores coisas que vivi.

 Ensinada pelo avô, que me dizia o que semear, como e quando. Acompanhada pelo amigo de sempre ( hoje marido ), que trabalhou a meu lado, concordando com as loucuras todas que me lembrava. Fizemos o portão de entrada com madeira, pregos e martelo, improvizámos uma caldeira para banhos quentes no fim do dia, limpámos o terreno todo, mas faltava alguma coisa para esta aventura ter mais sentido. O quê? A quintinha tinha uma ruína inabitável, então qual seria a solução? Uma caravana. Pois bem, um dia de manhã fui ver caravanas. Negociei (fiz-me de entendida e especialista em caravanismo) e comprei a mais mimosa que lá estava. Agora sim, viviamos na quintinha. Equipada com fogão, frigorífico, lava-loiça, wc, roupeiro, aquecimento e camas, depressa se tornou na casa perfeita.

 Foram meses fantásticos, comendo e oferecendo aquilo que plantámos com muito carinho. Cenouras, beterraba, alhos, bróculos, pepinos, tomates, pimentos, nabos, melancias, melões, milho (taaaanto milho), abóboras, couves e salsa. Aprendemos como combater as pragas com métodos ancestrais, a regar de rojo (técnica de rega com regueiras feitas na terra), a podar as árvores de fruto, a controlar as ervas daninhas ( mais que muitas) e tudo o mais natural possível, sem adubos nem pesticidas.

As ervas aromáticas e as tisanas perfumavam as tardes quentes. O limoeiro gigante dava a sombra da hora da siesta, que era aproveitada nas espreguiçadeiras recuperadas por nós. Os poucos vizinhos que lá há adoptáram-nos de braços abertos e as crianças visitavam-nos todos os dias.

Foi maravilhoso o que vivemos naqueles Verões. O aprendizado jamais será esquecido e espero que muito em breve estejamos de novo em contacto com a terra. Espero mesmo (mesmo, mesmo, mesmo).

1 comentário:

Marta disse...

Olá.
Eu trabalhei como operadora de caixa no Continente de TN e, um dia, tive uma cliente que tinha uma pulseira que me chamou muito à atenção, e ela indicou-me o seu blog.
Realmente adorei, pois estou em educação básica e a pulseira pelo que vi era alusiva à Capuchinho Vermelho. Gostava de saber se tem mais do género ou se terá possibilidade de fazer com histórias assim, gostava mesmo de uma. Adorei. Dou-lhe os parabéns pelo jeito que tem.
Deixo-lhe o meu mail para o caso de ter oportunidade de me responder: hello.kitty.lovely@live.com.pt.
Obrigada. Beijinho e boa continuação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...